Quando os direitos das professoras da Educação Infantil estão sendo ameaçados, toda uma comunidade é ameaçada. Com a precarização do trabalho, terceirização, salários defasados e a falta de professores nos CMEIs, é inevitável que a Educação Infantil de Curitiba esteja também abalada. Sem profissionais em sala de aula, alunos e alunas correm risco físico, além de ter seu desenvolvimento na escola interrompido.
Não é o que nossas crianças merecem, não é o que as professoras merecem. Toda criança merece um CMEI seguro e uma educação de qualidade e quem cuida disso é a gestão pública. Toda criança merece até mesmo um prefeito melhor.
Um desafio para a Altvista que, junto ao Sindicato dos Servidores Municipais de Curitiba (SISMUC), desenvolveu uma campanha que envolvesse servidoras e comunidade. O ato político-cultural em prol do serviço público de qualidade teve como objetivo dialogar com a comunidade para convidar pais de alunos a defender os CMEIs, pressionar a gestão pública e conhecer de perto o trabalho do SISMUC.
Para isso, a campanha lançada no ato do dia 30 de Abril de 2022 (30A) trouxe elementos lúdicos que chamaram a atenção de quem passava no local.
Em alusão ao lobo mau dos três porquinhos, o SISMUC levou para as ruas uma fantasia de lobo representando o Prefeito de Curitiba Rafael Greca. Assim, envolvemos as crianças e os pais, passando a mensagem principal: o prefeito de Curitiba é o verdadeiro vilão responsável pela precarização da Educação Infantil.
Com o slogan "Toda Criança Merece o Melhor", a campanha contou também com balões que ocuparam as ruas de Curitiba, desde a XV de Novembro, local do primeiro ato, até os parques das praças das regionais.
Como forma de envolver as crianças no ato, criamos um material em forma de casinha, em referência aos três porquinhos, com atividades educativas para os pequenos.
As camisetas disponibilizadas para as servidoras presentes nos atos, traziam a identidade visual do lobo, de forma mais obscura, contrastando com o colorido lúdico que tomavam as ruas.
Como um ato político-cultural, o 30A levou contação de história ao vivo para os que passavam na rua. Uma roda se formou na XV de Novembro chamando atenção dos militantes, crianças e pais.
O ato da Educação Infantil se expandiu para regionais perto dos CMEIs, as pautas foram difundidas por toda Curitiba durante meses com materiais onlines e offlines. A campanha Toda Criança Merece o Melhor é um exemplo incrível de como a comunicação é aliada da luta, como a comunicação sindical pode ser feita de forma criativa, envolvente e revolucionária.